segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Hierarquia dos anjos


A Hierarquia
Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os coros ou ordens angélicas: serafins, querubins,tronos, dominações, potestades, virtudes, principados, arcanjos e anjos, distribuídas em três hierarquias. 
 


Primeira hierarquia 
É formada pelos santos anjos que estão em íntimo contato com o criador. dedicam-se a amar, adorar e glorificar a deus numa constante e permanente frequência, em grau bem mais elevado que os outros coros: serafins, querubins e tronos.

Serafins
O nome "seraph" deriva do hebreu e significa "queimar completamente". segundo o conceito hebraico, o serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome" no amor ao sumo bem, que é o nosso deus altíssimo.

Na sagrada escritura os santos anjos serafins aparecem somente uma única vez, na visão de isaias: (is 6,1-2)

Querubins
São considerados guardas e mensageiros dos mistérios divinos, com a missão especial de transmitir sabedoria. no início da criação, foram colocados pelo criador para guardar o caminho da Árvore da vida.(gn 3,24) na sagrada escritura o nome dos santos anjos querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. são também os querubins os seres misteriosos que ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação: (ez 10,12) quando moisés recebeu as prescrições para a construção da arca da aliança, onde o senhor habitou, o trono divino foi colocado entre dois querubins: (ex 25,8-9.18-19) estas considerações atestam que os querubins são conhecedores dos mistérios divinos.

Tronos
Acolhem em si a grandeza do criador e a transmitem aos santos anjos de graus inferiores. são chamados “sedes dei" (sede de deus).
em síntese, os tronos são aqueles santos anjos que apresentam aos coros inferiores, o esplendor da divina onipotência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário