segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Terceira Hierarquia



Terceira hierarquia
É formada pelos santos anjos que utam as ordens do altíssimo. eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a vontade divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. esta hierarquia é formada pelos: principados, arcanjos e anjos.


Principados
Os santos anjos deste coro são guias dos mensageiros divinos. não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, dioceses, de conformidade com o honroso título de seu coro.
no livro de daniel são também apresentados como protetores de povos: (dn 10,13)
Significa dizer, que são aqueles anjos que levam as instruções e os avisos divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.
porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do senhor, os principados transformam-se em anjos vingadores, e derramam as taças da ira divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao deus de amor e misericórdia que eles abandonaram propositalmente.

Arcanjos
A ordem tradicional dos coros angélicos coloca os "arcanjos" entre os "principados" e os "anjos". pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deve estar colocado no mais alto coro dos santos anjos. gabriel também é chamado de arcanjo, e da mesma maneira que miguel, através das páginas da sagrada escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos mistérios de deus, inclusive foi gabriel quem anunciou a maria que ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo criador, para mÃe de deus. por outro lado, também rafael é denominado pela igreja como um arcanjo. a respeito de rafael, no livro de tobias, ele mesmo confirma que está diante de deus:

"Eu sou rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à glória do senhor". (tb 12,15)

Anjos
Os santos anjos recebem as ordens dos coros superiores e as utam.
outro aspecto que não pode ser esquecido, é o fato de que os santos anjos, guardadas as devidas proporções, estão mais perto da humanidade e por assim dizer, convivendo conosco e prestando um serviço silencioso mas de valor incomensurável à cada pessoa. o criador inspirou o escritor sagrado no livro Êxodo, da bíblia sagrada: "eis que envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o meu nome. mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários". (ex 23,20-22)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário